quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Manoel Moraes destaca realização de audiência pública em Xapuri

audiência pública que aconteceu na ultima sexta-feira, 7. O evento, que foi uma realização do gabinete do deputado federal Henrique Afonso (PV), em parceria com a Comissão Pró Ponte, reuniu vários moradores da localidade para discutir a construção da ponte que liga o bairro da Sibéria com o centro da cidade de Xapuri.
De acordo com o parlamentar, o bairro da Sibéria reúne aproximadamente 42% de toda a população daquele município. “Eles hoje vivem no isolamento, os moradores têm apenas o acesso à cidade em determinadas horas do dia, a passagem é feita através de catraias o que se torna um problema. Fiquei muito feliz com a audiência pública onde estiveram presentes segmentos rurais e politicos para juntos discutirem a construção da ponte, esse encontro foi um marco histórico para o desenvolvimento daquele município”.
O parlamentar agradeceu ainda a participação dos deputados estaduais na audiência. Para ele a presença do presidente da Assembleia Legislativa Elson Santiago, engradeceu o evento. “Sei que meus amigos deputados tinham outras agendas a cumprir, então quero deixar aqui meu agradecimento bem como destacar a participação do presidente Elsón naquele evento, só faltava ele para dar mais ânimo àquelas famílias que tanto almejam por esta ponte”.
Para concluir, Manoel Moraes voltou a defender o manejo florestal afirmando que não existe maneira melhor do ponto de vista social, econômico e ambiental. “Eu não acredito que um senador se coloque contra o manejo, eu estudo esse método há muito tempo e posso garantir que não existe maneira melhor economicamente, socialmente e ambientalmente. Eu acho que estão politizando o assunto, o manejo está trazendo o sustento das famílias que moram na zona rural do nosso estado”.
Mircléia Matos
Agência Aleac

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reconhecimento


Titulo de cidadão acreano a Jonas Francisco Venturin

No último dia 04 través do projeto de lei número 60/2011 de autoria do deputado estadual Manoel Moraes (PSB) a Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) concedeu o titulo de cidadão acreano ao Senhor Jonas Francisco Venturin.
O titulo de cidadão acreano torna oficial a naturalidade que já havia sido adotada pelo empresário paranaense que reside no Acre há quase 30 anos.
De acordo com o deputado Manoel Moraes, autor do projeto de lei está é uma forma de reconhecer toda a dedicação que o empresário paranaense tem com o Estado. “Ele tem um carinho grande pelo Estado. Ele tem nos ajudado no desenvolvimento do nosso Acre e nada mais justo do que torna-lo acreano também”, diz.
Jonas Francisco Venturini chegou a Tarauacá em abril de 1.982. Segundo informações, no mesmo ano que chegou Venturini adquiriu o Seringal Cabeceira do Rio Murú e arrendou outras áreas para trabalhar na exploração de borracha nativa.  Ele também foi sócio fundador da Cooperativa de Borracha dos Seringalistas – COOPABOR, participando da implantação da usina de beneficiamento de borracha, eliminando atravessadores do produto junto às empresas pneumáticas. Vale a pena ressaltar também que Jonas Venturin ocupou por diversas vezes o cargo de Venerável Mestre e Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre. No momento o empresário atua no setor de transporte com locação de máquinas e equipamentos, entre outras coisas.

Henrique Jorge de Freitas, cidadão acreano.

Outro que recebeu o titulo de cidadão acreano foi Henrique Jorge de Freitas. A concessão do titulo se deu através da apresentação do projeto de lei número 59/2011, de autoria do deputado socialista Manoel Moraes.  
Para Moraes a concessão do titulo é uma maneira de honrar toda a dedicação que Henrique Jorge sempre teve com o Estado. “Ter pessoas como Henrique como legítimo cidadãos acreanos é honra, pois pessoas como ele engrandece nosso Estado”.
Henrique Jorge de Freitas, médico veterinário, atua desde 1994 como professor na Universidade Federal do Acre (UFAC). Atualmente ele é coordenador do curso de medicina veterinária.


sábado, 8 de outubro de 2011

Bancada federal acreana se compromete com a viabilidade da construção da ponte de Xapuri


O sonho começou
Gina Menezes

Aproximadamente 5.000 pessoas compareceram ontem das 10: 00 da manhã as 14h00min horas na praça em frente à igreja de Xapuri (180 km de Rio Branco) para a audiência pública para tratar sobre a construção da ponte de Xapuri e foi à base de emoção que ocorreram discursos e manifestações de compromissos.
Centenas de produtores rurais, vindos dos mais longínquos lugares do interior do município, dividiram espaço com faixas e cartazes produzidos pela população xapuriense. A audiência foi realizada pelo comitê Xapuri Pró-ponte, gabinete do deputado Federal Henrique Afonso (PV), autor do requerimento que solicitou a audiência publica e contou ainda com o apoio do gabinete do deputado estadual Manoel Moraes (PSB).
Além de produtores rurais que moram na zona rural de Xapuri também compareceram a audiência publica 05 deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembléia Legislativa do Acre ( Aleac), Élson Santiago ( PP), deputada Federal Antônia Lúcia e representantes dos demais parlamentares federais acreanos.
O evento foi marcado por discursos emocionantes de representantes de entidades de classes, especificamente de membros do comitê pró-ponte, pessoas que lutam há anos para que a ponte seja construída. Exemplos de emoção foi da presença da senhora Judite Souza de 101 anos. A presença da senhora centenária, que de acordo com a família fez questão de ir ao evento, pois ainda sonha com a construção da ponte, emocionou os presentes. “A vinda da dona Judite aqui é uma prova de que a fé continua firme no coração do povo Xapuriense”, declarou o pastor Moisés Madeira.
João Jorge, coordenador do comitê pró ponte, também bastante emocionado disse que o evento era de fato o inicio da realização de um sonho e que com a ajuda dos parlamentares e do executivo estar cada vez mais próximo da concretização do objetivo dos xapurienses. “Esse já é um sonho antigo, mas agora acreditamos que está na hora dele ser realizado. A população de Xapuri, especificamente do bairro da Sibéria já sofreu muito pelo isolamento e agora chegou a hora de unirmos forças para realizar isto”, declarou entre lágrimas.
Manoel Moraes, um dos apoiadores do evento, voltou a hipotecar apoio à causa e afirmou que continuará acreditando que em breve a população de Xapuri sairá do isolamento. “Este é um sonho antigo. Por duas vezes já fui a Brasília conversar com nossa bancada federal e hoje é um dia emocionante para todos nós de Xapuri, pois acreditamos que estamos cada dia mais próximo de realizar este sonho”, disse.
Ubiracy Vasconcelos, prefeito de Xapuri, afirmou que a construção da ponte é uma questão de tempo apenas. “Não tem ninguém contra o desenvolvimento e estamos prontos para fazer sempre o que for melhor para a população”, declarou.
Henrique Afonso, deputado federal, se comprometeu em empenhar 1, 5 milhão e meio de reais. A deputada Antônia Lúcia se comprometeu com o mesmo valor.
Depois de construída a ponte de Xapuri ligará as duas partes da cidade. Vale lembrar que depois do bairro Sibéria moram aproximadamente 6.800 pessoas que atualmente amargam o isolamento.




sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Deputado Manoel Moraes (PSB) busca apoio em Brasília para projeto de ponte sobre o rio Acre.

Segundo ele, o sonho xapuriense está perto de ser realizado.

15092011078

Gina Menezes

Na última semana, o deputado estadual Manoel Moraes (PSB) acompanhado do
presidente da executiva estadual do partido, Gabriel Maia, esteve em Brasília para uma
série de visitas a parlamentares visando apoio para a construção da ponte de Xapuri,
entre outros assuntos.
Antes de visitar representantes da bancada acreana em Brasília, Moraes foi recebido
pelo Secretário Geral do PSB, Carlos Siqueira, para tratar sobre os rumos do partido no
Acre. “Conversamos sobre as novas filiações e sobre este momento de fortalecimento
que o partido está passando. Também deixei com ele uma cópia do documento que
explica a necessidade da ponte em Xapuri, ele se comprometeu entregar ao Ministro da
Integração e a liderança do nosso partido na câmara”, disse.
Além de tratar dos assuntos partidários o deputado socialista visitou os parlamentares
acreanos em Brasília e entregou também uma cópia do documento explicando a
necessidade da construção da ponte. O documento em questão é assinado por todos os
deputados estaduais.
Manoel e Sibá
O deputado federal Sibá Machado (PT) foi um dos parlamentares que recebeu Moraes e
reiterou o compromisso de ajudar na viabilização do projeto da ponte de Xapuri que
ligará o bairro da Sibéria ao restante da cidade. O deputado socialista se diz otimista
com o apoio do parlamentar petista e afirma acreditar que o sonho dos xapurienses está
próximo de ser realizado. “Sibá como sempre se comprometeu com o povo de Xapuri
e creio que ele fará tudo que for possível para ajudar neste projeto que é tão importante
para a vida econômica daquela comunidade”, afirmou.
Ao falar da economia da comunidade de Xapuri que será beneficiada com a construção
da ponte Moraes argumenta que mais da metade da população mora do outro lado do rio, ou seja, depois do bairro Sibéria, onde está localizada praticamente toda a parte produtiva do município. Espera-se que com a construção da ponte o escoamento da produção ajude no desenvolvimento econômico daquele povo.
Outro parlamentar acreano que recebeu Manoel Moraes foi o senador Jorge Viana
(PT) Viana que ficou com a cópia do documento e prometeu ajudar na viabilização do projeto de construção da ponte.
Manoel_e_Jorge
Vale lembrar que há atualmente 1.240 famílias aproximadamente morando no bairro
Sibéria e Reserva Extrativista Chico Mendes. As 840 famílias que moram dentro da
reserva produzem individualmente 500 quilos de látex por ano e aproximadamente 100
mil quilos de castanha. Há aproximadamente 350 km de ramais existentes na zona rural
daquele lado do rio.
Outra questão que merece destaque é o desenvolvimento do setor madeireiro e da
piscicultura. Com a chegada dos planos de manejo e o potencial que existe na reserva
Chico Mendes Xapuri se encontra em posição estratégica, pois a estrada de Petrópolis
que se inicia no bairro Sibéria, uma importante rota para escoar toda a produção.

(Extraido do blog Xapuri Agora de Raimari Cardoso)

Deputado Manoel Moraes intensifica agenda de trabalhos em Xapuri

Na última segunda-feira o deputado Manoel Moraes (PSB) esteve reunido com o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, do Estado do Acre (Deracre), Marcos Alexandre, para falar sobre ramais do município de Xapuri ( 180 km de Rio Branco). Moraes que já fez várias visitas para tratar sobre ampliação e construção de ramais naquele município, aproveitou a oportunidade para pedir atenção especial com a recuperação de alguns ramais pontuais de Xapuri. Entre os ramais que foram citados para que seja feita recuperação urgente estão os ramais São Sebastião, Tabocal e Vai quem quer .
Moraes que é morador de Xapuri diz que em todas as reuniões com a comunidade local o assunto dos ramais sempre vem à tona e junto com ela a preocupação de com a chegada do inverno as obras parem de vez. “Percebemos que as pessoas estão com pressa mesmo, querem ver as coisas acontecerem antes que comecem as chuvas e tenham que aguardar meses pelo inicio do verão”, diz.
Ao termino da reunião o diretor-presidente, Marcos Alexandre, reiterou a intenção de intensificar as frentes de trabalho em Xapuri e se comprometeu na recuperação dos ramais citados pelo deputado.
Outra visita feita pelo parlamentar socialista foi ao diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento (DEPASA), Gildo Cezar. Moraes foi pedir uma espécie de intensificação no serviço de esgoto do bairro Laranjal, também no município de Xapuri. “Passo os fins de semana em Xapuri e lá recolho as demandas da população com quem me reúno permanentemente e sigo em busca de encontrar soluções para as questões”.

Em defesa de Xapuri

Na última segunda-feira o deputado Manoel Moraes (PSB) esteve reunido com o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, do Estado do Acre (Deracre), Marcos Alexandre, para falar sobre ramais do município de Xapuri (180 km de Rio Branco). Moraes que já fez várias visitas para tratar sobre ampliação e construção de ramais naquele município, aproveitou a oportunidade para pedir atenção especial com a recuperação de alguns ramais pontuais de Xapuri. Entre os ramais que foram citados para que seja feita recuperação urgente estão os ramais São Sebastião, Tabocal e Vai quem quer .
Moraes que é morador de Xapuri diz que em todas as reuniões com a comunidade local o assunto dos ramais sempre vem à tona e junto com ela a preocupação de com a chegada do inverno as obras parem de vez. “Percebemos que as pessoas estão com pressa mesmo, querem ver as coisas acontecerem antes que comecem as chuvas e tenham que aguardar meses pelo inicio do verão”, diz.
Ao termino da reunião o diretor-presidente, Marcos Alexandre, reiterou a intenção de intensificar as frentes de trabalho em Xapuri e se comprometeu na recuperação dos ramais citados pelo deputado.
Outra visita feita pelo parlamentar socialista foi ao diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento (DEPASA), Gildo Cezar. Moraes foi pedir uma espécie de intensificação no serviço de esgoto do bairro Laranjal, também no município de Xapuri. “Passo os fins de semana em Xapuri e lá recolho as demandas da população com quem me reúno permanentemente e sigo em busca de encontrar soluções para as questões”, diz.

Manoel Moraes cumpre agenda no interior

Seguindo o costume do mandato o deputado Manoel Moraes ( PSB) se divide entre as sessões na Assembléia Legislativa do Acre ( Aleac) e os fins de semana em reuniões no interior do Estado. No último fim de semana o deputado socialista esteve em diferentes lugares do Estado em compromissos com lideranças do interio do Acre.
Na sexta-feira dia 26 enquanto a equipe do gabinete do parlamentar se dedicava a população de Xapuri ( 180 km de Rio Branco) levando pessoas para Brasileia para receber atendimento do programa saúde itinerante, o parlamentar esteve em reunião com o secretário de Educação, Daniel Zem.
No sabádo o deputado Manoel Moraes esteve cumprindo compromissos no municipio de Acrelândia e no domingo o parlamentar estava no municipio de Xapuri em uma reunião com a comunidade denominada " Baixa funda", na zona rural daquele municipio.
Para o parlamentar cumprir agendas no interior do Estado é mais uma forma de se aproximar da população. " Temos nosso trabalho no Assembléia e tudo que podemos fazer da tribuna da casa, mas também não vamos deixar de nos aproximar cada vez mais de quem estar na ponta, longe da Capital e que precisa ser ouvido", diz.

Manoel Moraes defende fogões da Funtac

O deputado Manoel Moraes (PSB) usou a tribuna da Aleac n última quarta-feira para defender e elogiar a Funtac pelo desenvolvimento do fogão Geralux que tem sido utilizado para gerar energia elétrica aos moradores da zona rural do Acre. Segundo Moraes, o governo poderia ter distribuído placas de energia solar, que custam muito mais caro, não geram empregos e ainda contempla empresas estrangeiras da Europa, Estados Unidos ou Canadá.
“O que seria do ser humano sem pesquisa? A Funtac está de parabéns. Se o fogão teve problemas, isso é normal no desenvolvimento de uma pesquisa. O inventor da lâmpada, Thomas Edison, teve que fazer dois mil testes para chegar a um resultado correto", comparou Moraes.
O deputado lembrou que o fogão, além de genuinamente acreano e amazônida, permite a geração de energia dia e noite, ao contrário das placas de energia solar, que não funcionam à noite ou quando o dia está nublado.
"É uma alternativa importante e mais acessível do que as placas, que custam R$ 22 mil cada uma e que vai beneficiar as multinacionais. Vamos aplaudir a Funtac e todas as pesquisas que vierem a privilegiar o morador da zona rural", argumentou Manoel Moraes.

Manoel Moraes busca ajuda de parlamentares para a costrução da ponte de Xapuri

Durante o expediente legislativo da quarta-feira (17) o deputado Manoel Moraes (PSB) usou a tribuna para pedir aos demais deputados que somem apoio político em defesa da construção da ponte de Xapuri. Moraes aproveitou o discurso para falar sobre a inauguração da ponte da União no vale do Juruá e da importância que obras semelhantes sejam construídas em outros locais do Estado. “Estávamos todos lá durante a inauguração, entendemos a importância de uma obra deste porte para a população daquela região, mas entendemos também que importante que obras semelhantes sejam construídas em outros lugares do Estado”, diz.
Moraes que pediu enfaticamente o apoio da bancada estadual para que possa ser construída a ponte que ligará o bairro da Sibéria a outra parte de Xapuri. “Quero pedir o apoio dos colegas deputados para que me ajudem nesta luta em prol do povo de Xapuri. Aquela população precisa que a ponte seja construída e não aceitaremos menos do que isso. Precisamos somar forças para que finalmente a população do interior de Xapuri saia do isolamento”, declarou.
Além de pedir ajuda política dos demais deputados o parlamentar socialista tem pedido apoio da bancada federal. Na última quinta-feira Manoel Moraes esteve reunido com o senador petista Aníbal Diniz. Na oportunidade o senador se comprometeu a somar força política para que se consigam recursos para a construção da ponte. Anteriormente o parlamentar socialista esteve reunido com o deputado federal Siba Machado (PT). Sibá também se comprometeu em defender a causa da construção da ponte.
Vale lembrar que no dia 19 do mês passado o deputado Manoel Moraes recebido com pelo governador Tião Viana (PT) para sobre o mesmo assunto.

Deputado Manoel Morais busca apoio para construir ponte em Xapuri

A obra sobre o rio Acre deve ligar o centro da cidade ao bairro Sibéria
 

Tião Vitor
O deputado estadual Manoel Morais reuniu no final da tarde desta terça-feira, 19, com o governador Tião Viana. O deputado petista busca apoio para construir uma ponte em Xapuri, sua cidade natal. Ele também reivindicou ações de manutenção de ramais e de construção de açudes para a piscicultura naquele município. A ponte em questão sobre o rio Acre deve ligar o centro da cidade ao bairro Sibéria, que concentra cerca de 50% da população de Xapuri.

“Esse é um antigo sonho de Xapuri, pois grande parte da população mora naquela região”, afirmou o deputado. Morais disse que deve procurar já nos próximos dias os parlamentares da bancada federal para que possam incluir no Orçamento Geral da União recursos para a construção da ponte. “Quero sensibilizar os nossos parlamentares federais falando a eles da importância dessa ponte para a cidade e, nesse aspecto, conto com o apoio do governador do Estado que já se dispôs a nos ajudar no que for possível para a realização desse sonho”, explicou o deputado.

O parlamentar disse ainda que o governador Tião Viana informou que as máquinas para a manutenção de ramais na região estão se deslocando para Xapuri já nesta quarta-feira, 20, e que o trabalho nas vias vicinais deve receber prioridade. Quanto a construção de açudes, Manoel Morais disse que, da mesma forma, recebeu completo apoio do governador Tião Viana e que, já na próxima semana, os trabalhos de construção dos açudes vai ter início no município.

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

No Acre, escolas terão que se adequar a PL que proíbe o bullyng

Em sessão extraordinária ocorrida na tarde desta quinta-feira (7), parlamentares que integram a Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Manoel Moraes (PSB), que cria um programa estadual instituindo medidas que coíbe as agressões em escolas, o bullyng.
O Projeto prevê a proibição de qualquer prática que estimule qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, vexatória ou preconceituosa nas escolas tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino no Acre.
 As vítimas dessas agressões devem ser amparadas pelas instituições e receber cuidados especiais. Caso seja necessário, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos deverá ser acionada para tomar as devidas providências.
O texto prevê também que as unidades de ensino em todo o Estado devem estar atentas e coibir a prática de bullying por meio da criação de uma equipe multidisciplinar com a participação de professores, alunos, pais e voluntários. Essa equipe será responsável pela promoção de atividades informativas e preventivas.
Para Manoel Moraes os adolescentes que sofrem esse tipo de agressão ficam traumatizados por toda vida. “Geralmente o bullying é uma forma de humilhar e excluir o ser humano. Um grupo de pessoas que se dizem popular passam a maltratar, falar mal e a desmoralizar o outro, e isto causa sérios traumas, em especial em crianças e adolescentes”.
Em concordância com as argumentações do parlamentar, os colegas apoiaram a iniciativa e aprovaram a íntegra do texto sem ressalvas. A redação seguirá pra sanção do governador Tião Viana.

Fonte: Agencia Contilnet

Deputado Manoel Moraes homenageia Brasiléia e incentiva setor produtivo

Durante a sessão solene da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) realizada na noite de ontem em Brasiléia o deputado Manoel Moraes fez discurso de homenagem ao município pelos 101 anos que será completado nos próximos dias. Moraes deputado da região do Alto Acre, onde também se situa Brasiléia, fez questão de usar a tribuna durante a sessão solene realizada no centro cultural Sebastião Dantas. Moraes destacou os nomes dos fundadores do município e falou também sobre o desenvolvimento da região. “ É uma data importante,porque temos aqui o histórico de uma cidade em ascensão apesar de todos os percalços que enfrentar”, declarou.
Moraes aproveitou a ocasião para rebater as criticas sobre o abatedouro de aves daquele município e afirmou que acredita cada vez mais no desenvolvimento econômico sustentável do município. “Acredito profundamente no desenvolvimento econômico desse município. São 101 anos de história de um povo aguerrido e que busca soluções para as coisas. Sei que o frigorífero enfrenta dificuldades. Todo começo é difícil, mas cremos em alternativa de produção”, declarou durante o discurso.
Vale lembrar que Brasiléia, foi fundada em 3 de julho de 1910, numa região que, dizem os historiadores, eram as  terras dos índios catianas e maitenecas, no Seringal Carmem, quando o Acre já era território do Brasil. A pequena vila foi crescendo, tormou forma de cidade e atualmente se prepara para comemorar os 101 anos de criação em 2011. Por ocasião da festividade a mesa diretora da Aleac realizou sessão naquele município.

Deputado Manoel Moraes prestigia filiação de novos militantes do PSB

Durante a manhã de ontem o deputado Manoel Moraes compareceu a solenidade de filiação de novos militantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que foi realizado no auditório Felix Bestene na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac). Manoel que é líder do PSB no parlamento acreano abonou a filiação de alguns dos 29 novos membros que ingressaram nos quadros do partido.
Entre as filiações abonadas pelo deputado estava a de Raimundo Nonato Pereira da Silva, conhecido popularmente como Dr. Raiz. O novo socialista a exemplo do deputado também é de Xapuri, porém erradicado em Rio Branco há mais de 30 anos. “É uma honra muito grande ter minha filiação abonada pelo deputado Manoel. Não desmereço as outras lideranças, mas ele (deputado) é um exemplo de liderança por ter conseguido quase 5000 votos.”, declarou o novo militante.
Durante o discurso proferido no ato de filiação o deputado Manoel Moraes explanou sobre sua trajetória partidária e a importância que o partido tem hoje dentro da atual conjuntura política estadual e nacional. O parlamentar também destacou a importância de estar recebendo novos membros. “É sempre bom termos novos militantes, é sempre bom renovarmos nossos quadros. Desejamos que seja o mais proveitoso possível”, declarou.
Entre os novos filiados também estava  Juscelino da Eucatur, que teve a filiação abonada pelo secretário geral do PSB municipal, Aurimar França.

Deputado Manoel cumpre agenda no Alto Acre

O líder do Partido Socialista Brasileiro ( PSB) na Assembléia Legislativa do Estado do Acre ( Aleac), deputado Manoel Moraes cumpriu uma série de compromissos na região do Alto Acre. A agenda de Moraes foi desde reunião com lideranças políticas do município de Brasiléia até o acompanhamento da entrega de net books para alunos da rede estadual  no município de Xapuri.
Na sexta-feira ( 17) o deputado acompanhou o governador do Estado, Tião Viana, na entrega de net books para alunos da escola Divina Providência no municipio de Xapuri. Ainda neste municipio o deputado acompanhou a equipe governamental no lançamento do programa " ruas do povo".
No sábado ( 18) o deputado participou de reuniões com lideranças do PSB de Brasiléia, ato este que foi seguido pela novos filiados ao partido. Pela tarde o parlamentar socialista participou de uma reunião na zona rural do seringal " Vai quem quer", na zona rural de Xapuri. Neste último lugar o deputado ouviu as demandas da população local que reivindicam melhorias nos ramais e reclamaram da lei ambiental vigente. Os moradore dizem que muitas vezes são prejudicados por uma lei que eles chamam de rigorosa demais com quem deseja apenas sobreviver da floresta. As pessoas daquela comunidade pediram para que o deputado seja uma especie de porta-voz daquela região. O deputado se comprometeu em fazer todo o possivel para que as melhorias cheguem aquela localidade.

Manoel Moraes prestigia festividades em Xapuri

No último fim de semana o deputado estadual Manoel Moraes, líder do PSB na Assembléia Legislativa do Estado Acre (Aleac) esteve cumprindo agenda política no município de Xapuri (180 km d Rio Branco). Na oportunidade o parlamentar participou de reuniões com lideranças locais e compareceu ao aniversário de um tradicional bairro do município. Além de participar das comemorações do bairro Sibéria o deputado também compareceu a uma reunião  na Associação Nova Esperança (zona rural do município).
Moraes foi convidado de honra para as festividades que marcaram o aniversário da Sibéria onde compareceram cerca de 5000 pessoas. A programação que marcou o aniversário durou três dias e contou com diversos serviços oferecidos a comunidade local. Entre os serviços estavam atendimento do projeto cidadão e saúde itinerante. Vale lembrar que este último serviço foi levado ao município através de um pedido feito pelo gabinete do deputado Manoel Moraes. Além dos serviços houve shows com bandas locais e show com a banda café com leite, vinda de Porto Velho (Rondônia)
 A Sibéria é um dos bairros mais antigos do município de Xapuri e é o responsável pelo elo geográfico da área comercial do município com toda área agrícola-produtiva. Vale lembrar que é depois da Sibéria que está situado os pólos agroflorestais e a reserva Chico Mendes.

Deputado Manoel Moraes intervêm pela recuperação de ramais de Xapuri

Durante a última quarta-feira o líder do PSB na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes, visitou o diretor presidente do Departamento de Estrada e Rodagens do Acre (Deracre), Marcus Alexandre, para tratar sobre a melhoria dos ramais de Xapuri (180 km de Rio Branco).
Manoel que já havia feito uma visita anterior a Marcus Alexandre há dois meses, fez a referida visita desta semana com o propósito especifico de pedir empenho especial com relação a alguns casos pontuais do município de Xapuri, especificamente o ramal da Variante e do ramal que dá acesso a comunidade São João do Guarani.
Moraes explicou ao diretor-presidente do Deracre que as melhorias dos ramais são fundamentais para garantir o escoamento da produção da comunidade local. É pela variante que os produtores do Morro Branco e Ribeiracre, comunidades importantes daquela região, escoam a produção. Além disso, a estrada também é usada como corredor para os extrativistas da Resex Chico Mendes que saem dos seringais Albrácia e Palmari. A única alternativa existente para essas populações chegarem até Xapuri é a navegação pelo rio Acre, solução adotada apenas em casos de extrema necessidade. “Precisamos garantir condições para a comunidade daquela região. Eles precisam de condições para escoar o que produzem”, diz o parlamentar.
Marcus Alexandre afirmou que os ramais estão incluídos no projeto de recuperação e estão incluídos no cronograma do departamento para os próximos meses. Ele garantiu que o Deracre terá todo empenho necessário para atender as demandas daquela comunidade.

Deputado Manoel Moraes destaca importância do encontro do parlamento amazônico

Representando a Comissão de Legislação Agrária, Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, o deputado Manoel Moraes (PSB) Acre participou da 1ª Reunião do Parlamento Amazônico (Parlamaz), realizada em Cuiabá, no Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país. A reunião foi realizada no último dia 03(três) e contou com a presença do presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), José Luiz Schafer, O Tchê , deputado do Partido Democrático Trabalhista ( PDT) do Acre. O presidente do Parlamaz, deputado Mecias de Jesus (sem partido), de Roraima, avaliou como ‘extremamente positivo’ os debates a cerca de novas possibilidades em prol da região. Em um discurso sintético, Mecias afirmou que a reunião veio resgatar o Parlamaz como fórum ‘permanente’ de idéias e interesses da região amazônica. Disse que a reivindicação do Parlamento é de inserir dos ‘povos da Amazônia nas iniciativas’ que têm como meta o desenvolvimento da região. No parlamento Amazônico atualmente estão os deputados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Rondônia. O deputado roraimense Mecias de Jesus é o atual presidente da entidade. Durante o evento desta sexta foram debatidos temas como a unidade parlamentar em defesa da Amazônia, o Plano de Recursos Hídricos para a Bacia Amazônica e o papel da região no Plano Nacional de Integração Viária. Para Manoel Moraes o encontro foi de fundamental importância, já que o tema é de fundamental importância, especificamente neste momento onde temas ambientais viraram pauta urgente no mundo inteiro e a preservação da Amazônia e de seu ecossistema é fundamental neste processo. “Discutir os interesses da região Amazônica é importantíssimo para que juntos possamos encontrar soluções pertinentes e duráveis que garanta a estabilidade e manutenção de nossa região”, diz.

Manoel Moraes quer Programa de Combate ao bullying nas escolas

O deputado Manoel Moraes (PSB) quer combater um problema que vem sendo amplamente discutido nos últimos tempos pela sociedade brasileira, o bullying. Durante a sessão parlamentar desta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa, ele apresentou projeto de lei criando um programa estadual instituindo medidas que coíbam as agressões.

Uma questão antiga, mas que só agora vem ganhando projeção, o bullying consiste em atos de violência física e psicológica constantemente realizada por indivíduos mais fortes contra indivíduos mais fracos com o intuito de intimidar ou causar situações vexatórias. O que causa espanto é que na maioria nos casos ocorrem dentro das escolas entre alunos.

Moraes busca com seu projeto disciplinar a questão ajudando no desenvolvimento de uma sociedade mais saudável. “Acredito que a principal causa do bullying é a própria sociedade que está com valores invertidos, onde a ganância e o mau caratismo passaram a ser admirados. As pessoas que fazem brincadeiras de mau gosto e humilham as outras trazem problemas não só para as vítimas, mas para a sociedade como um todo”.

De acordo com o projeto a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória, vexatória ou preconceituosa passa a ser proibido nas escolas tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. As vítimas dessas agressões deverão ser amparadas pelas instituições e receber cuidados especiais. Caso seja necessário a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado poderá ser acionada para tomar providências.

Além disso, as unidades de ensino em todo o Estado deverão estar atentas e coibir a prática de bullying através da criação de uma equipe multidisciplinar com a participação de professores, alunos, pais e voluntários. Essa equipe seria responsável pela promoção de atividades informativas e preventivas contra esse tipo de ação.

Yuri Marcel