O deputado Manoel Moraes (PSB) quer combater um problema que vem sendo amplamente discutido nos últimos tempos pela sociedade brasileira, o bullying. Durante a sessão parlamentar desta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa, ele apresentou projeto de lei criando um programa estadual instituindo medidas que coíbam as agressões.
Uma questão antiga, mas que só agora vem ganhando projeção, o bullying consiste em atos de violência física e psicológica constantemente realizada por indivíduos mais fortes contra indivíduos mais fracos com o intuito de intimidar ou causar situações vexatórias. O que causa espanto é que na maioria nos casos ocorrem dentro das escolas entre alunos.
Moraes busca com seu projeto disciplinar a questão ajudando no desenvolvimento de uma sociedade mais saudável. “Acredito que a principal causa do bullying é a própria sociedade que está com valores invertidos, onde a ganância e o mau caratismo passaram a ser admirados. As pessoas que fazem brincadeiras de mau gosto e humilham as outras trazem problemas não só para as vítimas, mas para a sociedade como um todo”.
De acordo com o projeto a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória, vexatória ou preconceituosa passa a ser proibido nas escolas tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. As vítimas dessas agressões deverão ser amparadas pelas instituições e receber cuidados especiais. Caso seja necessário a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado poderá ser acionada para tomar providências.
Além disso, as unidades de ensino em todo o Estado deverão estar atentas e coibir a prática de bullying através da criação de uma equipe multidisciplinar com a participação de professores, alunos, pais e voluntários. Essa equipe seria responsável pela promoção de atividades informativas e preventivas contra esse tipo de ação.
Yuri Marcel
Nenhum comentário:
Postar um comentário