quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Manoel Moraes destaca realização de audiência pública em Xapuri

audiência pública que aconteceu na ultima sexta-feira, 7. O evento, que foi uma realização do gabinete do deputado federal Henrique Afonso (PV), em parceria com a Comissão Pró Ponte, reuniu vários moradores da localidade para discutir a construção da ponte que liga o bairro da Sibéria com o centro da cidade de Xapuri.
De acordo com o parlamentar, o bairro da Sibéria reúne aproximadamente 42% de toda a população daquele município. “Eles hoje vivem no isolamento, os moradores têm apenas o acesso à cidade em determinadas horas do dia, a passagem é feita através de catraias o que se torna um problema. Fiquei muito feliz com a audiência pública onde estiveram presentes segmentos rurais e politicos para juntos discutirem a construção da ponte, esse encontro foi um marco histórico para o desenvolvimento daquele município”.
O parlamentar agradeceu ainda a participação dos deputados estaduais na audiência. Para ele a presença do presidente da Assembleia Legislativa Elson Santiago, engradeceu o evento. “Sei que meus amigos deputados tinham outras agendas a cumprir, então quero deixar aqui meu agradecimento bem como destacar a participação do presidente Elsón naquele evento, só faltava ele para dar mais ânimo àquelas famílias que tanto almejam por esta ponte”.
Para concluir, Manoel Moraes voltou a defender o manejo florestal afirmando que não existe maneira melhor do ponto de vista social, econômico e ambiental. “Eu não acredito que um senador se coloque contra o manejo, eu estudo esse método há muito tempo e posso garantir que não existe maneira melhor economicamente, socialmente e ambientalmente. Eu acho que estão politizando o assunto, o manejo está trazendo o sustento das famílias que moram na zona rural do nosso estado”.
Mircléia Matos
Agência Aleac

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reconhecimento


Titulo de cidadão acreano a Jonas Francisco Venturin

No último dia 04 través do projeto de lei número 60/2011 de autoria do deputado estadual Manoel Moraes (PSB) a Assembléia Legislativa do Acre (Aleac) concedeu o titulo de cidadão acreano ao Senhor Jonas Francisco Venturin.
O titulo de cidadão acreano torna oficial a naturalidade que já havia sido adotada pelo empresário paranaense que reside no Acre há quase 30 anos.
De acordo com o deputado Manoel Moraes, autor do projeto de lei está é uma forma de reconhecer toda a dedicação que o empresário paranaense tem com o Estado. “Ele tem um carinho grande pelo Estado. Ele tem nos ajudado no desenvolvimento do nosso Acre e nada mais justo do que torna-lo acreano também”, diz.
Jonas Francisco Venturini chegou a Tarauacá em abril de 1.982. Segundo informações, no mesmo ano que chegou Venturini adquiriu o Seringal Cabeceira do Rio Murú e arrendou outras áreas para trabalhar na exploração de borracha nativa.  Ele também foi sócio fundador da Cooperativa de Borracha dos Seringalistas – COOPABOR, participando da implantação da usina de beneficiamento de borracha, eliminando atravessadores do produto junto às empresas pneumáticas. Vale a pena ressaltar também que Jonas Venturin ocupou por diversas vezes o cargo de Venerável Mestre e Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre. No momento o empresário atua no setor de transporte com locação de máquinas e equipamentos, entre outras coisas.

Henrique Jorge de Freitas, cidadão acreano.

Outro que recebeu o titulo de cidadão acreano foi Henrique Jorge de Freitas. A concessão do titulo se deu através da apresentação do projeto de lei número 59/2011, de autoria do deputado socialista Manoel Moraes.  
Para Moraes a concessão do titulo é uma maneira de honrar toda a dedicação que Henrique Jorge sempre teve com o Estado. “Ter pessoas como Henrique como legítimo cidadãos acreanos é honra, pois pessoas como ele engrandece nosso Estado”.
Henrique Jorge de Freitas, médico veterinário, atua desde 1994 como professor na Universidade Federal do Acre (UFAC). Atualmente ele é coordenador do curso de medicina veterinária.


sábado, 8 de outubro de 2011

Bancada federal acreana se compromete com a viabilidade da construção da ponte de Xapuri


O sonho começou
Gina Menezes

Aproximadamente 5.000 pessoas compareceram ontem das 10: 00 da manhã as 14h00min horas na praça em frente à igreja de Xapuri (180 km de Rio Branco) para a audiência pública para tratar sobre a construção da ponte de Xapuri e foi à base de emoção que ocorreram discursos e manifestações de compromissos.
Centenas de produtores rurais, vindos dos mais longínquos lugares do interior do município, dividiram espaço com faixas e cartazes produzidos pela população xapuriense. A audiência foi realizada pelo comitê Xapuri Pró-ponte, gabinete do deputado Federal Henrique Afonso (PV), autor do requerimento que solicitou a audiência publica e contou ainda com o apoio do gabinete do deputado estadual Manoel Moraes (PSB).
Além de produtores rurais que moram na zona rural de Xapuri também compareceram a audiência publica 05 deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembléia Legislativa do Acre ( Aleac), Élson Santiago ( PP), deputada Federal Antônia Lúcia e representantes dos demais parlamentares federais acreanos.
O evento foi marcado por discursos emocionantes de representantes de entidades de classes, especificamente de membros do comitê pró-ponte, pessoas que lutam há anos para que a ponte seja construída. Exemplos de emoção foi da presença da senhora Judite Souza de 101 anos. A presença da senhora centenária, que de acordo com a família fez questão de ir ao evento, pois ainda sonha com a construção da ponte, emocionou os presentes. “A vinda da dona Judite aqui é uma prova de que a fé continua firme no coração do povo Xapuriense”, declarou o pastor Moisés Madeira.
João Jorge, coordenador do comitê pró ponte, também bastante emocionado disse que o evento era de fato o inicio da realização de um sonho e que com a ajuda dos parlamentares e do executivo estar cada vez mais próximo da concretização do objetivo dos xapurienses. “Esse já é um sonho antigo, mas agora acreditamos que está na hora dele ser realizado. A população de Xapuri, especificamente do bairro da Sibéria já sofreu muito pelo isolamento e agora chegou a hora de unirmos forças para realizar isto”, declarou entre lágrimas.
Manoel Moraes, um dos apoiadores do evento, voltou a hipotecar apoio à causa e afirmou que continuará acreditando que em breve a população de Xapuri sairá do isolamento. “Este é um sonho antigo. Por duas vezes já fui a Brasília conversar com nossa bancada federal e hoje é um dia emocionante para todos nós de Xapuri, pois acreditamos que estamos cada dia mais próximo de realizar este sonho”, disse.
Ubiracy Vasconcelos, prefeito de Xapuri, afirmou que a construção da ponte é uma questão de tempo apenas. “Não tem ninguém contra o desenvolvimento e estamos prontos para fazer sempre o que for melhor para a população”, declarou.
Henrique Afonso, deputado federal, se comprometeu em empenhar 1, 5 milhão e meio de reais. A deputada Antônia Lúcia se comprometeu com o mesmo valor.
Depois de construída a ponte de Xapuri ligará as duas partes da cidade. Vale lembrar que depois do bairro Sibéria moram aproximadamente 6.800 pessoas que atualmente amargam o isolamento.